quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Narrando para Ancião em Vampiro: A Máscara !


Essa é a segunda parte de um texto de uma matéria divida em três, então fiquem atentos que aqui estarei mostrando como lidar com um personagem Ancião.

A matéria será divida da seguinte maneira:

Narrando para Ancillae em Vampiro: A Máscara !
Narrando para Ancião em Vampiro: A Máscara !
Narrando para Matusalém em Vampiro: A Máscara !



Se você ainda não deu uma conferida na primeira parte, onde eu dou dicas de como narrar para Vampiros Ancillae, da um visitada lá no nosso blog no seguinte link:


Narrando para Ancião: Muito bem agora seus jogadores são todos da Sexta a Oitava geração com uma media de 300 a 800 pontos de experiência distribuídos na ficha, isso significa que eles estão extremamente fortes e que provavelmente já trazem dificuldades a narrativa.

Vampiros neste nível são os mais ativos da Jyhad, pois eles já se livraram da inocência de seus poderes e sabem muito bem como usá-los e isso geralmente eleva o seu ego até um ponto que eles se sentem quase imbatíveis.

- Inimigos: Esta é a hora perfeita para apresentar um Antagonista a altura que pode ser letal, mais como enfrentar um grupo de jogadores Anciões ??.. pois é pode parecer complicado, mais apenas um Ancião inimigo pode ser o suficiente para o fazer, tudo depende de como você apresenta ele para os jogadores. Inimigos não necessariamente precisam ser aquele cara mal que vai contra tudo e todos, pode ser aquele líder de Seita que foi contra suas atitudes, um ex-amigo do grupo ou até mesmo sua amante que sabe a hora de te atacar.

- Eles não estão sozinhos: Apresentar os outros seres sobrenaturais é apenas recomendado quando eles já forem anciões, você pode sim dar sinais de sua existência quando ainda Ancillae porem colocá-los como inimigos é apenas recomendados para Anciões. Lembre-se tem muito o que explorar em Vampiro a Mascara, mais nada como colocar um Lobisomem para embaçar a mesa um pouquinho (nota: tem lobisomem dentro de cidade também!! Rsrs).

- Historias individuais: Aproveite essa fase para deixar que os jogadores praticamente narre para si próprio. Ensine de maneiras sutis como eles devem procurar poder por conta própria e que desenvolvam suas próprias crônicas individuais, isso é muito importante.

- Consequencias: Você pode muito bem lidar com as conseqüências dos atos passados dos jogadores, deduzindo que eles entendem que suas respectivas Seitas têm regras, agora o mestre pode aprofundar nesse assunto. Lidar com regras não é de costume de um Ancião, pois então molde esse fato neles antes de se tornarem Matusalém, se para isso acontecer eles tiverem que ser expulsos ou caçados, faça. Regras podem definitivamente colocar qualquer Ancião na linha. Isso pode gerar uma ótima crônica, pois em toda mesa tem aquele fiel as regras da Seita e o desordeiro, uma briga interna entre os jogadores pode agitar as coisa, mais muito cuidado com isso e saiba intervir se necessário.

- Morte: Esse recurso deve ser usado com extrema cautela. Como eles estão no ápice de seus poderes é normal que eles acabem lutando muito, e uma dica valida é, quanto mais um jogador procurar por briga mais chances de morrer ele tem, por isso se aquele brigão vier a perder a ficha use ele de exemplo para os demais jogadores. Existe varias maneiras de dar um fim na existência de um Vampiro Ancião, pois não é apenas em batalha que ele pode vir a morrer, existem varias adversidades que podem o fazer (maldições talvez).

Ser um Ancião é a parte mais perigosa para o jogador e é também a parte que ira exigir mais do Mestre. Resolva todos os assuntos pendentes antes que eles passem para a próxima fase, pois quando um dos jogadores passar para Matusalém o jogo mudara completamente.

Soul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário