sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Narrando para Matusalém em Vampiro: A Mascara !



Trazendo agora a terceira e ultima parte da matéria, vamos aprofundar numa parte que provavelmente não chega a ser muito explorada pelos jogadores.

Já foi apresentado para vocês a primeira e a segunda parte, se caso vocês ainda não leram, dêem uma olhada nas outras matérias no link abaixo:



Narrando para Matusalém: Agora mestre você tem em sua mesa jogadores da Quinta ou Quarta geração com mais de 1000 pontos na ficha. Ao contrario do que muitos pensam Matusaléns são seres até ser ponto, monótonos, não interferindo tanto na Jyhad, e se o fazem não é diretamente.

Você na parte anterior já lidou com todas as partes agressivas do jogo e já moldou a personalidade de cada jogador, acredite tudo aquilo vale à pena quando eles passam para Matusaléns. A partir deste ponto fica em jogo apenas aqueles que conseguiram trilhar o melhor caminho para seu personagem e você como Mestre já sabe muito bem como cada personagem funciona. Basicamente o jogo deveria até mesmo ficar mais fácil porém existem algumas coisas que devem ser melhoradas para que o jogo não fique muito exagerado.

- Experiência: Pow meus jogadores tão muito fortes vou diminuir o XP das sessões !! Não, existe uma maneira que eu aderia para o nosso jogo que fica como uma ótima dica para uma Mesa de Matusaléns que é, Recompense pela interpretação ou Crônica. Matusaléns precisam de novas motivações para a sua Não-Vida, sabe aquela característica chamada Crônica no topo da ficha, faça aquilo valer apena, os jogadores irão colocar um objetivo naquela parte, algo grande que eles desejam fazer ou obter, isso vai incentivar a criar suas historias pessoais. Alcançado o objetivo os recompense com um bom XP, por isso reduza bem as experiências das sessões e use a Crônica como modo de obter mais experiência (Isso funciona majestosamente rsrs). Os recompense de maneira moderada encima das interpretações dos personagens isso também serve como um bom incentivo.

- Política: Nesta parte você vai usar todo o conhecimento adquirido das outras partes em um nível refinado. Faça que eles (ou alguns deles) possam interferir diretamente ou indiretamente na política da sua Seita, grupo, religião, região e outros, de modo que eles se entretenham com os detalhes. Um jogador Matusalém Ventrue pode ser o príncipe da Camarilla, ou até mesmo o justiçar de um membro do Circulo Interno, isso o daria direitos que são tão vantajosos quanto matar o seu inimigo mais poderoso.

- Matusaléns de Verdade: Quando na quinta geração deixe eles manipularem as coisas por traz das câmeras, deixe os jogadores interferirem diretamente na estrutura vampirica, principalmente de seus respectivos clãs. Isso significa que agora seus feitos no passado devem ser reconhecidos e temidos, se um jogador é Tremere agora significa que ele é um membro antigo o suficiente para se tornar um dos Anciões dentro do clã que terá que doar sangue para os Tremere mais jovens (veja no defeito do Clã Tremere), use todo o Status possível para que eles sejam algo “mais” na sociedade vampirica. Agora quando os jogadores caírem para a Quarta geração, a historia muda de figura mais uma vez, alguns deles podem optar por definitivamente jogarem no lixo sua humanidade, já que são poderosos o suficiente para enfrentarem praticamente qualquer risco. Vampiro nesse nível tem o livre arbítrio para criarem qualquer coisa que esteja ao seu alcance, seja relacionado as disciplinas, meta-disciplinas, objetos sobrenaturais e qualquer tipo de interação com outro seres sobrenaturais (lembrando desde que esteja de acordo com seus poderes). Limitações para Matusaléns devem existir apenas para prolongar o jogo, por que basicamente eles podem ter o que quiser.


Lembre-se Mestre, se você deixou seus jogadores chegarem a esse ponto, significa que você amadureceu e esta pronto para usar todo seu conhecimento. Não tenha medo de deixar isso acontecer pois se existe essa opção por que não usar ?. Obrigado :)

Soul.

3 comentários:

  1. Saudações RPGísticas! !!!! Gostei do post e também concordo que jogar com Matusalém pode ser bastante divertido. Político. Dramático e cheio de intrigas. Por sinal já narrei e joguei nessa temática. Recomendo. O V20 ajuda com sistemas mas recomendo o Vdark20. Bem.melhor!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. tbm concordo, e o bom mesmo é quando conseguimos chegar a esse ponto começando do zero, é melhor ainda do q usar como tematica inicio de jogo.

    ResponderExcluir