segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Compendium e Material Não-oficial


Qual Rpgista que nunca criou ou usou algum tipo de material em base de algum jogo que ele está jogando ? Sabe aquele Compendium de Disciplinas de Vampiro a Máscara ou Livro de Qualidades e Defeitos de Vampiro a Máscara ou então aquele Clã que você sabe que não existe oficialmente porem você gostou, pois então, é sobre esse tipo de material que irei falar um pouco agora.





Materiais não-oficiais que estão espalhados pela internet muitas vezes são usados por diversas mesas como um método de facilitar o acesso a informações que quase sempre estão espalhados por manuais ou revistas sobre o RPG em questão, e essas mesas estão mais do que certas em usar, sim meus amigos, nem sempre o melhor conteúdo para o seu jogo esta a seu dispor com tanta facilidade. Já usando Vampiro a Máscara como exemplo, é muito complicado para os jogadores conseguirem achar todo o conteúdo que eles precisam para “aprimorar” o seu conhecimento sobre o seu jogo, principalmente aqui no Brasil, onde nem metade dos livros totais foram traduzidos e publicados, isso prejudica e muito para aqueles que realmente amam o RPG e querem cada vez mais melhorar as experiências de sua jogatina. Pois bem, ainda assim temos bons grupos de pessoas que estão dispostas a fazerem isto por conta própria, digo, tradução, revisão, diagramação e divulgação de livros não publicados, e tudo isso sem você pagar nada. Esses manuais feitos por fãs não foram tem uma extrema qualidade e é feito de uma forma impecável, porem eles não foram publicados oficialmente pela editora responsável pelo mesmo.

Meu ponto aqui não é apontar um descaso sobre o produto nacional, mais sim exaltar o trabalho dessas pessoas que o fazem para o RPG, um trabalho vital para todos, pense bem, sem esse material você teria que ter uma boa fluência em inglês para poder ler e usar nos seus jogos.

Pegar um pouco de material aqui, outro material ali e juntar tudo para fazer um compendium para que muitos possam acessar, todo mundo já deve ter feitos isso ou usado algum da internet. Se as fontes estiverem corretas, não tem por que você não usar, tem muito material por ai que tem uma qualidade absurda e já adiantou a vida de muitos aqui, por isso o trabalho deles também deve ser valorizado, esses materiais não-oficiais bem feitos devem sim ser compartilhados.

Agora, você por um acaso já encontrou pela internet um Clã de Vampiro a Máscara que não existe ? ou uma historia deslumbrante que também não consta em livros oficiais ? Com certeza né, então vamos defender também esses materiais não-oficiais. O RPG é o jogo onde as pessoas se reúnem, onde o mestre conta uma historia e os jogadores a vivem, pois então, nada impede desta historia ser uma historia magnífica, rica de detalhes, com personagens interessantes, itens marcantes, cidades eventos entre outros, coisas que infelizmente apenas os jogadores sortudos desta mesa terão a chance de vivenciar, porem muitos desses materiais acabam indo para internet e adivinha, são fodas !! Vale a pena ler, imprimir, usar e quiçaá pagar !

Por isso gente, vamos incentivar esses trabalhos e divulgar mesmo, lembrando que isso tudo é feito para aumentar a cultura do nosso RPG.

E você !!! Tem algum material que vocês elaboraram durante suas aventuras ?! Compartilhe com a gente, deixe nos comentários ou envie para o nosso email, como eu disse se for de boa qualidade poderemos até mesmo divulgar na nossa pagina do facebook seu material !

Bom e puxando a fila, vou deixar aqui um pouco do meu material.

Vampiro a Máscara – Linhagem criada por Soul (Luiz Felipe).

Mesmo que vocês não entendam a historia por traz desta linhagem, vocês precisam saber que tudo nela esta relacionado a historia dos jogadores da minha mesa.

Obrigado !


Tzimisce Drachenorden


Essa linhagem é derivada de um antigo tzimisce chamado Argoni Dracul (membro fundador, primeira geração), sendo ele o criador da Trilha do Dragão e fundador da Ordem do Dragão (Ordem que muitos pensavam ter sido criada em 1408). A historia diz que Argoni foi um tzimisce que havia encontrado com um dragão na época medieval, chamado de Drevniy, e que com este dragão aprendeu toda a sabedoria do antigo mundo e de seus antepassados. A linhagem definitivamente tem uma ligação com essas criaturas e eles levam esse fato como a mais pura verdade, o conhecimento passado pela Trilha do dragão é necessário para seguir com a historia de seu fundador Argoni. 

Todos os membros desta linhagem têm seus sobrenomes chamados de Dracul que nada mais é do que o nome herdado para a Trilha do Dragão e apenas aqueles que merecessem se tornar um Dracul pode continuar na Trilha. Na época medieval Argoni usou o conhecimento herdado do Dragão para criar essa linhagem chamada Drachnorden, que tem sua origem vinda das terra Alemãs, porem poucos humanos sobreviviam ao abraço de Argoni, pois a transformação é um processo muito complicado.
Por isso ele conseguiu criar apenas alguns deles, 10 para ser mais exato. Após o extermínio da primeira geração da Ordem de Krad, praticamente todos foram exterminados, de menos um, Joseph Dracul. Ele diablerizou Argoni e foi o responsável por manter a linhagem viva e continuar a explorar a Trilha do dragão.
Porem quando isso aconteceu a Ordem do Dragão já não era mais posse de Argoni e nem de Joseph, eles agora eram uma Ordem com o intuito de defender a família real da Hungria, se tornando uma grande Seita com atividade no mundo mortal. O nome Ordem do dragão se espalhou pelas terras até mesmo chegando em Vlad Tepes II (pai de Drácula), que veio a instituir a Ordem do Dragão pelas terras da Romênia.

Joseph conseguiu tornar sua linhagem uma poderosa arma para a segunda geração da Ordem de Krad, sendo um dos grandes responsáveis pela vitoria da Ordem de Krad sobre o segundo Ordinem Obscurum Extinct e até mesmo sobre o grupo Anti-Krad.
Mais a linhagem veio quase a ser extinta pela Inconnu e a Ordem do Dragão quando a Seita Ordem de Krad foi destruída na segunda geração, Joseph para se proteger e proteger a linhagem de 5 membros poderosos, os escondendo em uma montanha, na montanha de Zoar, em uma área inexplorada até mesmos pelos membros da Ordem de Krad. Esses membros estão encasulados em uma gruta, esperando despertar para proteger a Ordem mais uma vez.


Eles são descendentes da disciplina herdada da Trilha do Dragão, Draconologia, sendo este o poder que ajudou a Ordem de Krad a prevalecer sobre as guerras passadas. Esse poder é muitas vezes vistos pelos inimigos como uma lenda, a historia de Drachnorden chegando a guerras acompanhados das criaturas míticas mais poderosas assombram até hoje a Camarilla e o Sabá que podem sentir o calor devastador de uma Dragão Esbranquiçado montado por Joseph destruindo seus membros mais poderosos.

        Apelido: Dragão, Dragão Antigo (Anciões)
        Seita: Todos os membros da linhagem Drachenordem são filiados a seita Ordem de Krad, junto com os Tzimisce antitribu. Desde a criação da linhagem os Drachenordem são os que lideram os Tzimisce antitribu na Ordem de Krad e não admitem que nenhum membro venha a se bandear para as outras seitas.
Aparência: Diferente dos tzmisce que buscam as mudanças da carne, um Dragão verdadeiro procura o ápice de sua forma, resplandecendo a majestade da presença. Dragões jovens tendem a ser mais esbeltos e demonstram com louvou a jovialidade, já os anciões procuram demonstrar o seu saber pela aparência de uma pessoa mais velha e madura, pois eles sabem que essa imagem impõe mais respeito. O tempo altera fisicamente suas aparências, sendo que conforme o tempo passa mais esbelta sua forma vai ficando. A idade biológica de seus corpos chegam a aparência de uma media de 45 a 55 anos, sempre no auge da forma. Sua pele sempre é branca quase cinza de tão pálida e toda sua pelagem e sua carne perde a coloração, seus cabelos e pelos do corpo ficam brancos, sua mucosa interna fica de um branco transparente e até seu sangue é de uma cor viscosa e clara, seus olhos ficam claros tendendo a azul ou branco.
Refúgio: Um dragão geralmente vive sozinho e não anda em grupo, por isso tendem a se ficar em locais reservados. Convidados são sempre extremamente bem recebidos e cada detalhe de seu refugio deve mostrar um local acolhedor, isso leva um Dragão a ser um perfeccionista.
Antecedentes: Os Drachenordem abraçam apenas mortais limpos com a sociedade, nada de criminoso, enganadores, ladrões ou pessoas do tipo, eles prezam a harmonia e buscam isso em suas crias, isso esta se tornando cada vez mais difícil na era atual.
Criação de personagem: Atributos Mentais são os primários, isso para demonstrar ainda mais sua sabedoria, seguido geralmente pelos Sociais e depois Físicos, porem esses podem variar. Um Drachenordem deve seguir estritamente a Trilha do Dragão, e variam seus antecedentes entre Status e Lacaios.
Disciplinas do Clã: Animalismo, Presença, Dominação/Dragonologia.
Fraqueza: Os vampiros dessa linhagem têm grande dificuldade para gerar crias, pois diferente dos clãs normais o seu abraço passa por um processo complicado. Primeiro que a cria deve obrigatoriamente ser uma mulher e que já tenha alcançado a puberdade, segundo ele ira fazer o processo normal de matar ela e jogar um pouco de seu sangue para transformá-la, porem essa mulher ira passar por um processo de mudança corporal, onde ela ira substituir o útero da mulher em um ovo e lá por 8 meses a cria ira ser fecundada. Após esse período a mulher ira parir um ovo o qual esse ira crescer exponencialmente durante 1 mês se do depois desse prazo que o ovo eclodira e dará a luz ao novo membro da linhagem, e essas mulheres usadas para fecundar a cria morrem após dar a luz. Porem a chance de essa mulher morrer durante esses 8 meses é muito grande, já que ela fica incapacitada de agir por conta própria a partir dos 3 meses de gestação e ela perde 2 pontos de sangue por noite e se caso ela chegue a zero ela ira morrer e o feto também.
Organização: Como são seres individuais, cada um prefere ter o seu refugio mesmo que ele faça parte de um grupo. Mesmo que eles não se mantenham unido presencialmente eles se ajudam de qualquer maneira contra tudo e todos.

Disciplinas: Essa linhagem substitui Auspícios por Presença. Não são todos os membros da linhagem que inicia com Draconologia, apenas aquele que segue fia mente a Trilha do Dragão pode o alcançar. Se um Dragão ancião julga um membro apto para se tornar um Dragão Verdadeiro, ele ira iniciar um processo de Draconomia, onde ele ira buscar o seu eu interior, o seu Eu Dragão.

Draconologia

Essa disciplina reflete todo o ensinamento do Dragão Drevniy. Argoni impôs uma lei onde nenhum Drachenordem poderia passar esta disciplina para outros membros, a não ser que o mesmo passasse por uma aprovação dentre todos os membros da linhagem e que seguissem sabiamente a Trilha do Dragão. Agora a Draconomia devera iniciar para o membro escolhido e apto para aprender a Draconologia.
A Draconomia é o processo onde um Ancião da linhagem levara o iniciado para um reino umbral chamado Vale dos Dragões, que é um reino interno de Arcádia, neste reino não existe nenhum Dragão, apenas ovos. Neste reino o iniciado devera ir à busca do seu Eu Dragão, o Ancião o direcionara para o ninho do seu Eu Dragão, onde ele sentira qual ovo contem o seu Eu, o chamado Dragonnir.
Após pagar a primeira disciplina ele sentira qual ovo será o seu Eu no Vale dos Dragões, após isso ele retornara do Vale com o ovo. Em questão de um dia o ovo eclodira dando nascimento a um pequeno dragão, a aparência desse dragão varia para cada Drachenordem, pois cada um carrega características de seu parceiro, seja traços marcantes de sua aparência e até mesmo sua descendência pode alterar sua forma, Drachenordem vindos china terão dragões espichados, clássicos dragões da cultura oriental, enquanto dragões das partes gélidas, os pólos da terra, são dragões com bastante pelagem de cor branca, essas características ficam a cargo do jogador e do narrador. O objetivo desta disciplina é mostrar que os Drachenordem e os “seus” dragonnir na verdade são apenas um, e conforme ela vai evoluindo mais forte esta ligação fica.
Desenvolvimento: Conforme ele vai pagando os níveis de Draconologia o seu dragão ira ficando cada vez maior e mais desenvolvido, no inicio ele terá cerca de um metro de altura e a cada nível aumentando em Draconologia ele quase que dobrara seu tamanho, e junto do Dragonnir o Drachenordem também aumenta cada vez mais sua ligação com a criatura. Cada nível também representa uma ligação mais poderosa, níveis avançados dizem que o Drachenordem podem até mesmo se tornarem um só espiritualmente.
Nota: Toda disciplina a partir do nível 1 são dadas tanto ao dragão quanto ao Drachenordem, todas detalhadas nas descrições.
Experiência: Essa disciplina tem um custo elevado, sendo que a nível 1 custa 15 pontos de XP e as seqüentes ficam por Nível Novo x 6.

Ficha inicial do Dragonnir

Passo 2: Escolha Atributos
Priorize as três categorias: Físicos, Sociais e Mentais (5/5/3).
Seu personagem tem automaticamente um ponto em cada Atributo.
Escolha os Atributos Físicos: Força, Destreza e Vigor. Escolha
os Atributos Sociais: Carisma, Manipulação e Aparência.
Escolha os Atributos Mentais: Percepção, Inteligência e Raciocínio.
Passo 3: Escolha Habilidades
Priorize as três categorias: Talentos, Perícias e Conhecimentos
(10/7/4).
Escolha seus Talentos, Perícias e Conhecimentos. Neste
estágio, nenhuma Habilidade pode ter nível maior do que 3.
Passo 4: Escolha Vantagens
Classifique as Virtudes (5). Seu personagem tem automaticamente um
ponto em cada Virtude.
Passo 5: Toques Finais
Anote a Humanidade (igual a Consciência + Autocontrole),
a Força de Vontade (igual a Coragem) e os Pontos de
Sangue.

O Dragonir tem a mesma quantidade de pontos de sangue que o Drachenordem tiver no inicio da ficha.
Pode pagar qualquer disciplina física, de menos rapidez.
O Animalismo é necessário para se comunicar com o Dragonnir.

• Ligação do Fogo
 Essa disciplina representa o elo entre o Drachenordem e seu Dragonnir, e a primeira palavra que ela ouvir deve ser o seu nome. Com esse poder o Drachenordem automaticamente cria um laço sanguíneo com o dragão, porem ele é mais poderoso, ele permite um sentir ao outro, pode passar suas vontades um ao outro, porem um não pode obrigar o outro a fazer nada contra sua vontade (como se matar). Quanto mais poderoso a ligação do Drachenordem e seu dragão mais forte eles são. Este poder ainda não permite que o jogador controle livremente o Dragonnir, eles tem um sentimento de ligação porem eles não necessariamente precisam estar no mesmo lugar ou ser o capacho um do outro, por mais que seja natural eles estarem juntos, já que cada um é um.
Sistema: O jogador ira testar Inteligência + E/com animais (dific.6) e gastar um ponto de sanugue. Se bem sucedido um poderá sentir o outro em um raio de 1 km de distancia, agora a ligação é poderosa o Drachenordem poderá usar as Virtudes do Dragão para somar as suas próprias Drachenordem para qualquer teste relacionado, como resistir a frenesi ou rotschreck. Os testes de Consciência e Auto-Controle também tem a dificuldade reduzida em dois. Esta habilidade dura uma cena e apenas um dos dois precisa ativar.
Características permanentes: O laço sanguíneo é permanente entre ambos.
Toda experiência que o jogador ganhar o dragão ira ganhar a metade desta quantidade para distribuir em sua ficha (metade da experiência diária vai para o dragão). O jogador pode pegar quantos pontos de experiência que quiser do dragão para poder pagar um próximo nível da draconologia. Caso o Drachenordem ou o Dragonnir venham a morrer o outro que ficar de pé ira entrar em estado de torpor por tempo indeterminado. O Dragonnir esta sujeito a todas as maldições dos vampiros, isto inclui o sol e se caso o Drachenordem venha a fazer diablerie e cair de geração o Dragonnir automaticamente ira cair também, basicamente tudo que faça o Drachenordem desenvolver ira acontecer com o Dragonnir devido a sua ligação também.

•• Reflexo Draconico
Agora um irá refletir o aspecto do outro, de modo que eles busquem fisicamente o melhor do outro. Neste nível a ligação passa a afetar fisicamente em alguns detalhes. O Drachenordem passa a enxergar o mundo do mesmo jeito que seu Dragonnir, suas pupilas alteram ficando afinadas, isso permite o Drachenordem tanto ver pelos olhos do Dragonnir (assim como vice e versa) quanto aguçar sua visão para outras formas. O Drachenordem também passa a ouvir tudo que o Dragonnir ouve, pode parecer confuso mais sua ligação natural faz com que ele não perca a concentração em nada devido a ouvir dois sons ao mesmo tempo, pelo contrario a concentração também é duplicada, dificultando ainda mais tirar atenção do Drachenordem ou do Dragonnir.
Sistema: O usuário testa Percepção + E/com animais (dific. 6) e gasta 1 pontos de sangue, feito isto seus sentidos se duplicarão em relação a audição e a visão, diminuindo a dificuldade em 2 pontos para testes relacionados a esses sentidos. Em relação à visão agora o usuário pode também enxergar na escuridão com a mesma facilidade do dia, não sofrendo penalidades. Seus ouvidos agora podem ouvir com tamanha precisão os sons que ele consegue ouvir a freqüência do bater de um coração, tudo isso devido a sua concentração ampliada. O Drachenordem não precisa em momento algum parar para se concentrar para ouvir o que o Dragonnir esta ouvindo, mesmo que ele esteja ouvindo uma musica no mais alto volume, é como se sua concentração se dividisse.

••• Nosso Corpo
Uma bizarra transformação afeta agora o Drachenordem, como um gesto de confiança e poder o Dragonnir sede parte de sua carne para que eles cada vez mais se aproximem um do outro espiritualmente e fisicamente. Sua pele ficara expeça e dura como couro, seu corpo aumentara e ficara mais pesado, traços animalescos de seu Dragonnir emergiram em seu corpo, garras e caudas crescerão, sua boca terá dentes maiores e ficara escancarada e uma asa crescera em suas costas.
Sistema: Manipulação + E/com animais (dific. 7), um ponto de sangue e essa transformação demora três turnos para ser completa, ou três pontos de sangue e um turno, mantendo se ativa por uma cena. Como a disciplina diz você se aproxima da aparência de um dragão as seguintes características são acrescentadas:
Corpo: O usuário ganha mais duas caixinhas de vitalidade em Escoriado.
Couraça: Seu vigor agora é capaz de absorver danos agravados (com exceção ao sol).
Garras: Você agora ira causar F+1 dados de dano agravado
Boca escancarada e dentes: F+3 dados de dano agravado.
Cauda: Sua cauda pode causar F-1 dados de dano letal, e auxilia durante planagens ou até mesmo em testes de equilíbrio, reduzindo a dificuldade em dois.
Asas: Suas asas não necessariamente são usadas para voar, pois elas quase não agüentam o peso do usuário, porem podem ser para planar, a medida de três vezes a velocidade corrida a cada turno.
Características permanentes: Todas essas características são permanentes no Dragonnir e sua altura e peso agora são fortes o suficiente para carregar o Drachenordem em vôo.
Mais uma vez a forma de cada Drachenordem nesta forma se altera de acordo com a forma de seu Dragonnir, uns podem ser mais magro e outros mais pesados.

•••• Hálito de Drevniy
O fogo sempre foi uma das mais fortes maldições impostas contra os membros, agora não mais para os Drachenordem. Apenas a partir deste nível que o Dragonnir definitivamente pode cuspir fogo pela sua boca, de forma que duas glândulas nascem em baixo de sua língua, isso só acontece ao Drachenordem quando ele decidi usar este poder. Essas glândulas são responsáveis por expelir o fogo que misturado ao seu hálito entram em combustão de forma que isso se transforma em uma clássica baforada do dragão, porem mais do que apenas cuspir fogo eles passam a ser ligados a esse elemento.
Sistema: Tanto o Drachenordem ou o Dragonnir podem usar esse poder, porem para cada um o teste é diferente, o Drachenordem deve testar Vigor + Ocultismo (dific. 7) e o Dragonnir testa Vigor + Esportes (dific. 7), isso acontece por que para o Drachenordem essa disciplina é uma habilidade mística e para o Dragonnir ela representar apenas mais uma função natural de seu corpo, ambos devem gastar 1 ponto de sangue para cada dado de dano agravado que desejam causar. Essa baforada é muito poderosa e pode alcançar uma distancia de metros iguais a Esportes + 2m.
Características permanentes: Não apenas eles iram cuspir fogo quanto eles passam a ser imunes ao fogo permanentemente.

••••• Alma de Dragão
Como se não bastasse enxergar como um dragão, enxergar o mundo como um ou ser um, agora eles se ligam de uma maneira tão intimamente que a quem diga que eles deixaram o caminho da Trilha do Dragão ascender em seus espíritos. Basicamente neste nível eles não precisam mais falar um com o outro, exercer nem um comando ou mesmo pensar, apenas um leve raciocínio imperceptível é necessário para um entenda o outro, suas mentes se tornam uma só. Junto da alma o sangue também passa a ser compartilhado, de maneira que até mesmo a vitae deles venham a circular na veia um do outro.
Sistema: O usuário deve testar Raciocínio + E/com animais (dific. 8), e gastar um ponto de sangue por turno, feito isso a união entre suas almas é tão intensa que qualquer característica na ficha pode ser compartilhada (com exceção dos atributos físicos), se o Drachenordem está sobe um teste que pede Percepção + Prontidão, ele pode pegar sua Prontidão e usar a Percepção do Dragonnir para este teste, ou vice versa, e isso pode ser usado para qualquer outro teste na parte de Habilidades. A Força de Vontade também passam a ser uma só, porem elas são somadas, sim isso mesmo, se cada um tiver oito pontos, ambos terão dezesseis pontos agora, basicamente isso os deixa quase imunes a ataque mentais ou manipuladores. Suas auras se mesclam fazendo com que elas tenham um toque incandescente poderoso em volta, apenas aqueles que conhecem essa disciplina sabem que esse toque mascara quase qualquer coisa que pudesse revelar seus segredos, para alguém tentar ler sua aura terá dificuldade mais dois para o mesmo.
Agora você pode compartilhar também o sangue do Dragonnir, isso significa que a quantidade de sangue que ele poderia usar por turno ira fazer efeito em você. Curar, aumentar características da ficha, usar disciplinas e outros, todos os efeitos de sangue são compartilhados. Se um se alimenta o sangue pode ser usado para aumentar os pontos de sangue do outro.

Disciplinas Avançadas: Poucos relatos foram confirmados sobre essas disciplinas, mais se existe alguma forma de conexão mais poderosa do que as listadas aqui, pode significar que eles definitivamente se tornaram um e podem não viver mais em nosso reino.



3 comentários: