quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Dicas para enriquecer seu cenário.




  Fala galera,semana passada dei algumas dicas sobre a criação de um personagem,mas hoje a dica vai principalmente para os mestres.Todos sabemos que jogar em um cenário pobre é muito ruim,então hoje vou dar algumas dicas simples para que você possa enriquecer o seu cenário.



                                                                     Passo 1 
O primeiro passo é escolher a cidade que o jogo vai ter como seu cenário principal.Escolha bem,pois se o cenário não for bem escolhido,seu jogo pode não ter o tom que você deseja passar para os jogadores.

Ps: Nada impede que você crie sua própria cidade,vila,distrito ou onde quer que sei jogo vá passar,então dentro dos outros passos vou dando dicas sobre isso.

                                                                      Passo 2
Pesquisando sobre a cidade.Nesse segundo passo entra a parte da pesquisa,você tem que se aprofundar um pouco dentro do local onde seu jogo vai passar.Conheça os pontos turísticos,alguns lugares de entretenimento,áreas nobres,áreas humildes e principalmente a areá dessa cidade onde os jogadores vão morar porque é onde eles passarão a maioria do tempo,claro que nada impede de vocês criarem suas coisas,mas é divertido você usar o local escolhido.

Ps:Se você esta criando sua própria cidade,enriqueça os detalhes e tome muito cuidado para não criar um lugar de um jeito dentro da sua cabeça e passar de uma forma diferente para seus players.

                                                                  Passo 3
Definindo os lugares.Logo depois de conhecer os lugares a criatividade entra mais em jogo e já converge com quem esta criando seu local de jogo do zero. Você tem que definir como esses locais podem fazer parte da rotina desses jogadores,alguns exemplos: Local onde alguém vende armas ilegais,onde tem vendedores de informações,um local onde uma cartomante cigana vive rsrs,tudo que sair de dentro da cabeça de vocês e que pode ser parte importante do jogo.

                                                                   Passo 4
Recheando o local.Depois de ter grande parte da sua cidade pronta,vocês vão precisar criar os habitantes desse local,não adianta ter tudo e não ter com quem os players interagirem.Tudo esta em poder de vocês,nada impede que vocês usem um prefeito da cidade que realmente existe ou criem o seu próprio, a decisão é de vocês.Esses são alguns exemplos que podem ajudar bastante: Uma família de mafiosos de comanda determinada área da cidade,um grupo de religiosos que caçam criaturas sobrenaturais,usem tudo que funcionar bem para seu grupo.

                                                                  Passo 5
Dando profundidade.Depois de criar vocês tem que começar a dar profundidade pra sua criação,seu cenário tem que ser parte importante para seus jogadores.Sua criação(lugares e personagens) tem que ser marcante,para aquele lugar que você criou despretensiosamente seja lembrado dez sessões depois,isso é o mais gratificante.



 Um conselho direto para todos os mestres agora,lembrem-se sempre,o mundo é de vocês,crie e principalmente se diverta criando,pegue referencias que te agradam e use o que tiver em mãos ao seu dispor. Não existe problema em copiar algo que você ache legal de alguma série ou de um filme.
 Pare de ter medo de arriscar,o simples pode funcionar,mas o seu mundo pode ser épico.


  Espero que gostem dessas dicas simples,mas que podem ser bem úteis,espero que ajude pelo menos um pouco vocês.



Niik~

Nenhum comentário:

Postar um comentário