sábado, 7 de novembro de 2015

Como escolher o personagem certo?


Quando se decide começar um jogo de RPG, a grande maioria dos jogadores já tem dentro de suas cabeças ideias mais que aprimoradas sobre como vai querer seus personagens, já conseguem entender como funcionará o seu personagem dentro daquele jogo e até mesmo nesse primeiro momento decide e arquiteta planos para todo o jogo, porém alguns jogadores não tem a mínima noção de como começar um jogo, ou pior, como escolher seu personagem. Esse é um fator muito importante e que deve ser analisado com muito cuidado, pois ninguém, ou na grande maioria dos casos, cria um jogo para uma sessão, esperam um continuidade dele. Nessa matéria irei dar dicas para pessoas que assim como eu tiveram ou ainda tem dificuldade de escolher um tipo de personagem para suas aventuras. Portanto, você precisa entender que VOCÊ NÃO É O PERSONAGEM, repito, VOCÊ NÃO É O PERSONAGEM, ou seja, pode ser que demore um pouco para as coisas fluírem entre vocês. 

1º Passo 
Primeiro passo que deve ser tomado é o jogador entender suas limitações e suas preferências. Um bom exemplo disso é o típico jogador que adora ações físicas, que adora estar dentro de uma confusão, que adora selvageria, sangue, que é encrenqueiro, enfim, aquele jogador que age muito mais com os punhos que com a inteligência. Esses jogadores primariamente devem vestir a camisa da linha de frente de uma batalha, logo não deverá escolher um mago como primeira opção. Até porque também isso o deixaria inconfortável em algumas situações do jogo, ou em sua grande maioria, além que isso atrapalharia o desenvolvimento do jogo. Outro detalhe importante é o comportamento do jogador, porque mesmo o RPG sendo um jogo onde quase tudo é possível, é preferível respeitar certas condições, como por exemplo, uma moça tímida criar um personagem mais ousado, com tendências mais sexuais, mais abusadas. 

2º Passo
O jogador deve compreender que seu personagem não é só mais um dentro de um jogo, o seu personagem é único, ele carrega uma história, um contexto com ele. Ou seja, ele não deve escolher um personagem porque o resto da mesa precisa de um personagem com determinadas características. Nesse momento de criação da ficha, o jogador deve entender aquilo em que ele realmente acredita que é bom, àquilo que o destaca, o diferencia dos demais e a partir desse ponto começar a elaborar todo o pensamento criterioso sobre a construção do seu personagem. 

3º Passo 
O jogador deve entender pelo menos superficialmente como funciona o mundo que está se aventurando e a raça ou classe ou clã ou tribo, ou o que seja, entender um pouco de como funciona e quais são os princípios sociais, comportamentais, históricos dos personagens que estão criando, para poder tecer em suas mentes comportamentos coerentes, como se fossem uma ponte que ligará o pensamento do dele com o seu personagem em criação, para que não haja problemas de elaboração na criação, como por exemplo, um arqueiro que se sente um orc.

4ª Passo
A esse ponto você já deve ter entendido que você jogador é uma pessoa e seu personagem é outra, mas para se certificar disso eu aconselho a você elaborar a história do seu personagem, e é nessa hora que você vai realmente concretizar quem ele é. Para isso eu indico 4 questionamentos simples, mas que são de extrema importância: Quem? Como? Quando e Onde? É nesse momento que sua criatividade vai te diferenciar dos demais jogadores de sua mesa, é nesse momento onde de fato ele vai deixar de ser apenas sua imaginação e se tornar real, pelo menos para você.

Pegue papel e caneta e comece de fato a fazer esboços da história de seu personagem, começando pelo item Quem?  É onde de fato você vai escrever quem seu personagem é, nome, raça, etnia, idade, habilidade natas e adquiridas, formas de pensar, gostos e principalmente a personalidade dele. Após ter feito isso passe para o próximo item, Como? É onde você vai escrever e explicar os porquês do seu dos itens que você escreveu acima que precisam ser explicados, o que consequentemente nos levará ao próximo item, Quando? Onde você explicará quando foi que seu personage começou a pensar e se tornar aquilo que você quer que ele seja ou dando um objetivo de vida e não vida para ele. E por último o item Onde? Que você explicará demograficamente como seu personagem foi parar no cenário onde o jogo se passará.

5º Passo
Eu aconselho o quinto item apenas para evitar constrangimentos futuros, se tratando de uma análise junto ao seu mestre, onde você irá descrever seu personagem a ele. Falo isso para que ele possa junto contigo construir o conceito de seu personagem. Isso, porém é uma lâmina de dois gumes, onde ele poderá criar histórias baseadas nas habilidades e demais itens de seu personagem, elaborar crônicas individuais e até mesmo benefícios para seu personagem nas histórias, mas, porém isso dá a ele uma antecipação de como funcionará seu personagem, podendo criar situações ruins também onde ele pode estar inserido. 

6º Passo
Junte sua mesa e se divirta. 

OBSERVAÇÃO – Caso você jogador queira ser e ter atitudes e visões completamente  diferentes de como você é dentro de um jogo, você tem toda a liberdade pra isso, aliás o RPG serve para isso. Todas essas dicas são apenas para ajudar na construção de personagem para aqueles que como eu sofreram ou sofrem com o peso da indecisão e da dificuldade e elaboração de personagem na hora de começar a jogar. 

Espero que tenham gostado das dicas, eu sou um que demorou muito tempo para poder encontrar um personagem que eu me identificasse, um personagem que não fosse minhas projeções, mas sim alguém que eu pudesse realmente entender e poder me divertir. 

- Sr. Brum


Nenhum comentário:

Postar um comentário