quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Deuses Entre Nós - Deuses no WOD


Nesta matéria venho abordar o funcionamento de Deuses no mundo das trevas, obviamente isso é algo difícil de ser compreendido por todos. Pois uma vez que você se aprofunda no mundo das trevas percebe que sim, existe mais de um Deus neste mundo e nele coabitam de formas distintas e funcionam separadamente, mas ainda no mesmo mundo.
Oque trago pra vocês é uma questão do que seriam essas "entidades", mesmo que eu pense que tal não possa vir a ser descrita simplesmente assim...

Lembrando que esta matéria não tem intenção de ferir a religião de ninguém, é apenas uma discussão sadia dentro do jogo.

Fica claro apenas pelo jogo de vampiro a mascara que Deus (Esse que é conhecido por Jeová) está presente no seu universo, só a simples utilização de Caim já implica a existência do todo poderoso. Mas e quanto aos outros? Que ainda são considerados deuses para outras crenças e religiões.

A Metafisica compreende um estudo do que transcende a sensibilidade humana, é uma realidade suprassensível que está além da consciência e da ciência atual e que como nós, meros mortais não podemos descrever com pratica.. Apenas na teoria e é pensando assim que continuaremos este texto.

A existência de Dois deuses ou mais num mesmo universo faz coesão? Seus relacionamentos são mútuos?

Vamos dar um exemplo, Gaia, os lobisomens lutam por gaia que seria a representação "viva" da própria terra, uma coisa que mesmo que eu aqui diga "gaia é um ser vivo e único", outro jogador pode interpretar gaia como "apenas a relação dos lobisomens para com a terra em que vivem". Viu só como a realidade muda.

Vamos mais a fundo... Gaia sendo um "deus" para os lobisomens logo coabita o mesmo reino de Deus e os dois interagem no mesmo local, gaia oferecendo a Wyld para os garous com sua metamorfose e Deus oferecendo sua Fé, para aqueles que realmente acreditam. Tanto que até mesmo os lobisomens podem para a qualidade Fé Verdadeira, por sua grandiosa devoção a mãe terra.

Mas oque pode embaralhar a cabeça de um jogador, é quando ele se pergunta.. E se Gaia e Deus forem a mesma entidade? Isso funcionaria e poderia ser explicado ou compreendido? Não!! Não poderia, pois ainda existem interações que não batem o suficiente para dizer que são os mesmos deuses.

É ai que entra um das controvérsias que define a existência e a INTERFERÊNCIA de Deuses nesse mundo. Estou falando de Osíris e os outros deuses egípcios... Bom você me pergunta oque foi essa interferência.. Vocês jogadores de vampiro a mascara já claramente ouviram falar de uma linhagem chamada Os Filhos de Osíris certo?

Ouve um evento melhor descrito no livro de Múmia a Ressurreição, onde fala que os filhos de Osíris eram um culto.. Na verdade são um culto... De adoradores ao deus Osíris, eles compreendiam diversos feitiços e até mesmo tinham "contato" com o deus, mas visto que Seth estava ganhando muita força tendo se aliado aos seres vampíricos decidiram se tornar aquilo que seu inimigo era; o culto se transformou em vampiros e durante muito tempo lutou por em nome de Osíris, mas avia um problema, os deuses não estavam felizes com isso... Indo e vindo eles acabaram por receber a benção de Osíris que RETIROU o vampirismo dessa linhagem, devolvendo sua honra.

Então logo Osíris foi capaz de desfazer uma maldição que Deus tinha imposto sobre esses homens, oque leva a crer nas diferentes existências simultâneas de deuses num mesmo mundo. Ainda que existam outros deuses como o próprio jogo Hunter the Heckoning nos mostra, pois cada um desses caçadores recebem de uma divindade superior suas habilidades de combaterem os seres sobrenaturais, tudo ainda é metafisica, ou seja, não podemos e não vamos compreender suas existências, está além da nossa imaginação comum... Incrível eim? O jogo de RPG é o limite da imaginação e ainda temos a limitação do nosso senso de conhecimento limitado.

Outra parte que evidencia é o próprio fim do mundo. Cada ser possui seu fim do mundo e ainda sim eles não se interagem (Não completamente pelo menos) num mesmo fim do mundo, é cada um por si e que cada deus salve aquele que o defendeu.

"Não terás outros deuses além de mim. "Não farás para ti nenhum ídolo, ne­nhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra" - Êxodo 20:3-4. Este é um versículo de ídolos que demonstra um desafeto de Deus perante a idolatração de outros deuses. Mas isso também pode demostrar a presença de outros deuses no mesmo mundo?

Um jogador de lobisomem que presencie a fé divina e seus efeitos seria capaz de seguir uma religião? Talvez desacreditar dos reais efeitos de Gaia? Sim.. Porque não? Apesar que cada criatura sobrenatural tem suas bases concretas para acreditar e respeitar seus deuses. Como a múmia que possui seu feitiço da vida em seu corpo, ela não precisa de nada mais para crer nos deuses egípcios. Agora e aonde estão os outros deuses? Nórdicos, Gregos ou Africanos? Isso deixa o jogo muito interessante e dinâmico, além de aprofundar o seu jogo caso queira colocar esse tipo de questão nele.


Os Crias de Fenris creem na religião nórdica; Odin o altíssimo é um matusalém que também crê nesses deuses; as Fúrias Negras já estão para o lado grego... Bom ainda existe material onde você talvez evidencie a presença dessas outras entidades de outras religiões no mundo de WOD, mas cabe claramente ao narrador coloca-los em seu mundo.

Espero que este questionamento levante boas discussões e que cada um de vocês reflitam sobre este assunto, que por muitas vezes não é lembrado ou discutido no mundo das trevas.



Se gostou dessa matéria talvez devesse dar uma olhada nesta -
Interpretação Interpretativa
Vodu (Voudoun) em Vampiro a Máscara

San Olligan

Um comentário:

  1. Há o Scion do WoD que os PJs são filhos de Deuses e Super Heróis. E há livros em inglês mostrando os deuses das outras religiões se escondendo em nosso mundo.

    ResponderExcluir