segunda-feira, 23 de novembro de 2015

O jogo acabou ?




Bom galera,hoje vou falar um pouco de um assunto delicado,o fim de um jogo.Todos sabemos o quanto isso é ruim e realmente machuca.Mas sempre acontece do jogo chegar em um ponto onde não tem mais um caminho pra seguir e chega a parte mais difícil: desapegar.
Eu passei por isso duas vezes,histórias que já estava rolando a bons anos chegando ao fim,mas antes de acontecer,passamos por alguns sintomas que acho valido citar aqui.



Primeiro sintoma: Em bons anos em boas histórias,a gente passa por muita coisa,e depois de tanta coisa,ficamos acostumados,isso é normal e nem sempre é uma coisa ruim,mas quando as coisas se tornam repetitivas e algumas vezes até sem tanto sentido,ta na hora de começar a avaliar se isso ainda vale a pena.


Segundo sintoma: O mestre começa a ter muita dificuldade para criar inimigos a altura,tanto em relação a força física,quanto em relação as histórias desses inimigos,porque com muito tempo de jogo,você tem a responsabilidade de criar coisas que tenham sentido e principalmente que acrescentem algo maior do que sua força para o jogo.Claro,isso pode ser apenas uma fase mais fraca de criatividade que o mestre está passando,mas pode ser o poço se esgotando,mas são casos e casos,tem sistemas que suportam vinte anos de jogo,outros nem tanto,então tem que rever se o problema está no narrador que não está tendo tanta criatividade,ou se é o jogo que não suporta mais.


Terceiro sintoma: Esse eu acho que todo mundo que joga a mais tempo já passou,é aquele momento em que você começa a pesquisar sobre outro sistema ou outro jogo e se empolgar muito mais com a história que pode ser feita ali,do que com o momento que você está vivendo no seu jogo.Até ler sobre aquele outro jogo se torna mais interessante do que jogar o jogo atual,esse é o momento que todo mundo começa a se questionar,mas o amor pelo jogo ou pelo personagem que você tem não deixa que você realmente desapegue.


Quarto sintoma: Esse não é nem o sintoma,é mais a percepção que o fim do jogo realmente chegou,você tem que escolher se fica ou se vai,você tem que se perguntar se tem espaço para que aconteça coisas épicas ainda,ainda pode ter coisas que vão te surpreender por vir? Se a resposta for sim,então você ainda ode continuar a história,mas se você perceber que realmente já deu o que tinha que dar,então procure algo novo,que vai te dar mais alguns anos de diversão.Porque o principal esse jogo já te deu,muitas horas de diversão,risada e o simples fato que você estava com seus amigos,já fez valer a pena.







Certa vez eu li em um lugar sobre o que teria acontecido de fato no final de Caverna do  Dragão,e foi algo que realmente achei muito interessante.Segundo essa teoria,tudo era um jogo de RPG, e no final eles não sabiam se queriam ficar ou voltar por mundo real,e deixa aquela pergunta,até quando a gente

deve seguir dentro do mesmo jogo? Isso é relativo,mas vou tentar responder:Até o momento em que você estiver se divertindo,não tenham medo de começar algo novo e desapegar do antigo,vai ser bom. 



Espero que tenham gostado,fiz algo mais descontraído,mas com o intuito de ajudar também,muito obrigado se leram até aqui e até a próxima. 






Niik~


Nenhum comentário:

Postar um comentário