quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Polêmicas e teorias da conspiração sobre o RPG.



Bom dia,boa tarde e boa noite galera,hoje venho falar pra vocês sobre as polêmicas e teorias da conspiração envolvendo o RPG.
Ficou interessado? Então bora...




Esse primeiro absurdo foi realmente publicado por um veículo importante,e eles não se retrataram depois:

           Morte de família em Guarapari-ES teria sido causada devido a um jogo de RPG:

Dois jovens do Espírito Santo assassinaram uma família inteira,um casal de aposentados e o filho,a polícia afirmou que os jovens contaram que teriam cometido os assassinatos porque o filho do casal havia perdido no jogo,por esse motivo ele teria que ser eliminado junto com sua família.

O delegado responsável pelo caso contou o seguinte:
Segundo depoimento dos dois indiciados, eles estavam jogando RPG com Tiago, na casa da família Guedes, no dia em que as mortes aconteceram: 26 de abril. Eles interpretavam papéis de policial, advogado e narrador - que seria o mestre na historia. A partida já durava cerca de 5 horas, quando Tiago teria perdido o jogo e na historia, o personagem dele, um policial, teria de morrer. Antes disso, os pais dele também seriam mortos.
"Tiago aceitou sem reagir o que os jogadores haviam combinado no inicio da partida. A família inteira recebeu um sonífero, depois teve as mãos amarradas. O pai foi o primeiro a ser assassinado, depois a mãe e, por último, Tiago", explicou o delegado.

Explicação: crime de Guarapari foi esclarecido - não passou de latrocínio e o advogado de defesa deles os instruiu a dizer q foi através do RPG que cometeram o crime - tudo para tirar o corpo deles fora.
Tempos depois saiu num jornal de ES que durante interrogatório o investigador perguntou a eles qual era a editora que publicava RPGs no Brasil (no caso a Devir) e eles não souberam responder - o advogado de defesa abandonou o caso e os deixou à própria sorte.



Outro caso muito conhecido no Brasil e que atrapalhou muito na imagem do RPG,foi o da jovem em Ouro Preto, e como todos devem saber,foi novamente desmentido.

                                               Jovem teria sido morta por causa de RPG:

Esse caso aconteceu em Ouro Preto-MG, uma jovem de 18 anos foi encontrada morta em um cemitério da cidade,a menina estava nua,em posição de crucificação e com vários cortes causados por faca.
Na época, as autoridades afirmaram categoricamente que a causa era realmente um jogo de RPG. Vários veículos de comunicação falaram sobre o assunto,demonizaram o RPG e colocaram ele como motivação de crimes futuros.
Segundo as autoridades responsáveis,a jovem que estava em Ouro Preto pra uma festa,teria entrado em um jogo.Durante a partida o personagem dela teria morrido e os outros teriam a matado fora do jogo em consequência disso.

Explicação: Foi postar um trecho da retratação de um dos veículos que publicou o assunto:



               


              O terceiro caso aconteceu na cidade de Teresópolis e outra vez se mostrou mentira.

                                  Jovens estupradas e mortas por causa de um jogo de RPG:

Em 14 e 20 de Novembro de 2000, na cidade de Teresópolis-RJ, duas garotas foram estupradas, torturadas e estranguladas com um intervalo de seis dias entre os crimes. madrasta de uma das meninas, a segunda vítima, levantou a suspeita de que as atrocidades pudessem estar ligadas ao jogo por pura ignorância e desespero, porque sua filha [a vitima] era jogadora de RPG e andava na companhia de outros garotos que jogavam GURPS e Vampiro [sua alegação se baseou no fato de que sua filha andava as voltas “com pessoas que se fantasiavam de vampiros”]. Inclusive a polícia chegou a prender um jogador de RPG, que não será identificado uma vez que o mesmo era inocente e não merece ter seu nome publicado, que passou quatro dias na cadeia por causa deste absurdo.

Explicação: O verdadeiro assassino das garotas confessou o crime 6 dias depois da prisão do RPGista. Ele era o jardineiro da casa, analfabeto, e nunca sequer passou perto de um livro de RPG. A imprensa irresponsável, foi muito rápida em divulgar versões fantasiosas sobre o “jogo da morte”, mas a publicação da confissão do jardineiro foi apenas uma nota, no final de uma página de jornal.


Então galera,esses foram só alguns casos,mas todo mundo que joga sabe um pouco sobre como funciona o preconceito e até de certa forma uma marginalização de quem joga,espero que com um tempo isso se torne cada vez mais raro.Por isso é tao importante explicar e mostrar para as pessoas as verdadeiras faces do RPG.





Depois de falar muito das polêmicas e explicação delas,vamos entrar no assunto teoria da conspiração? Uma teoria bem louca e que de certa forma eu gostei,foi em relação a criação do RPG.

Uma teoria dizia que o RPG não teria sido criado simplesmente como forma de diversão e sim como um teste.Claro que não da forma que é hoje,com manuais e sistemas complexos,mas segundo os criadores dessa teoria,os jogos de interpretação eram realizados no exercito, como forma de conhecer as pessoas em varias situações diferentes e assim escolher o melhor soldado,saber o que não era tão confiável e etc.

Espero que tenham gostado da matéria.Compartilhe suas teorias e os preconceitos que já vivenciou com a gente.

Niik~


Nenhum comentário:

Postar um comentário