terça-feira, 3 de novembro de 2015

Vampiro a Máscara – Teoria e Análise Imagem V20


Fãs de Vampiro, hoje venho aqui mostrar para vocês, e compartilhar algumas idéias que eu tive em relação a esta imagem, notei que ela poderia estar querendo dizer muito mais do que apenas o que aparece pintando na tela.

Então senta ai que lá vem um bucado de coisa !



Pincelada Rápida

Pois bem, gente essa é uma imagem feita pelo diretor criativo da White Wolf, Richard (Rich) Thomas, para Edição Comemorativa de 20 anos de Vampiro a Máscara (esta mesma imagem pode ser encontrada na pagina 342 do manual).


A inicio você encontra a figura principal Caim , pode ser observado também pessoas e criaturas em volta dele, que provavelmente estão em batalha. Para as pessoas que apenas dão uma olhada rápida esta descrição é exatamente isso o que significa, agora vamos um pouco mais afundo.

Esboços

Existe muito mais mostrado em relação a esta imagem do que alguns sabem, Rich antes de oficializar a imagem e postar ela para ser lançada na edição final, ele chegou a fazer dois esboços que vieram a ser alterados para o resultado final.

Os esboços ficam a seguir, vamos nomear elas de Imagem 1 e Imagem 2, sendo que a imagem finalizada será a imagem 3,para ficar mais fácil de referenciar.

Imagem 1
Imagem 2





















Imagem 3
Teorias e Análise geral.

Muito bem, agora que vou começar a deixar a imaginação fluir, a partir de agora irei dizer as minhas teorias em relação de cada imagem, pois deve se levar em conta que por mais que a imagem final seja a oficial, isso não desvalida a existência dos esboços, imagem 1 e imagem 2, o que isso quer dizer: Que mesmo que elas tenham sido alteradas elas ainda contam como Imagens alternativas, já que elas vieram do fundo criativo de Rich.

Antes de cada detalhe da imagem que citarei, vou deixar as menções oficias do Rich imaginou destes mesmo detalhes para a criação da tela.

Símbolo da Lua: Antes de adentrar nos personagens vamos analisar este símbolo que esta presente de maneira discreta na Imagem 1, sendo um desenho sobre uma tampa de pedra.

A coisa começa a ficar mais curiosa a partir da Imagem 2, onde Rich decidiu retirar a lua daquele lugar e move-la para o canto superior esquerdo, onde ela deixou de ser um símbolo e se tornou definitivamente a representação da lua na imagem 2 e 3. Vocês podem reparar que ela é uma lua minguante com vários contornos de si mesma.



Não houve nenhuma alteração significante em relação ao símbolo da lua nas Imagens 2 e 3, porem com a imagem colorida nos podemos notar que ela não està representando a noite mais sim talvez o entardecer, de acordo com a tonalidade alaranjada que cobre os personagens.

Outro detalhe importante sobre este símbolo é que ele também pode ser notado como uma tatuagem no braço direito de Caim a partir da Imagem 2, sim é exatamente a mesma imagem, por mais que na Imagem 3 ela esteja um pouco desbotada, mais isso é devido ao tipo de pintura que foi feito.

Teoria Símbolo da Lua: Bom gente, Rich, deixou claro que a lua esta relacionada a diversas profecias, não apenas para os Vampiros mais sim para todos os seres sobrenaturais.

E se na verdade esta imagem esta querendo dizer que todos eles estão enfrentando o que no passado foi também um pressagio do Fim dos Tempos? e se na verdade esta tonalidade alaranjada não seja um entardecer, mais sim o brilho forte de uma Estrela Vermelha? a partir de que aqueles que possuem Auspícios a enxergam brilhando tanto quanto Vênus (um brilho amarelado), isso pode significar que esta imagem pode ser sim a obra de uma das primeiras aparições da Estrela Vermelha. Caim portar a mesma imagem em seu ombro não significa nada mais do que ele é portador deste pressagio. Nós sabemos que quando a Estrela Vermelha se levantou, nos céus em 1999, acabou resultando no despertar do Antediluviano Ravnos e diversos outros eventos nos reinos sobrenaturais.

Você não sabe nada sobre a Estrela Vermelha ?? Segue o link da minha matéria sobre a mesma aqui da pagina:
Mundo das Trevas - Estrela Vermelha




Caim: Em relação a Caim, nesta imagem poucas coisas foram alteradas da Imagem 1 para a 3, como já foi dito a partir da Imagem 2, ele recebeu o símbolo da lua em seu ombro esquerdo. Sua expressão também ficou com um pouco mais de raiva, detalhe que foi comentado por Rich. Talvez uma característica que devêssemos levar em questão é de que na Imagem 1 ele está com a mão aberta revelando garras afiadas, o que poderíamos entender que ele esta usando metamorfose 2.

Imagem 1
Imagem 2
















Criatura de coroa (canto superior direito): Bom, se tem um fato que Rich deixou bem claro ao fazer as imagens, é que os personagens ao lado de Caim são definitivamente os Antediluvianos, agora ele não deixou completamente explícito qual exatamente cada um seria nesta imagem. Levando em conta que todos na imagem são Antediluvianos, fica claro que esta é representação do Lasombra.
Em relação as três imagens ele também não teve muitas alterações, detalhes que foram alterados é de que na Imagem 1 ele não tinha uma espada, e na Imagem 2 e 3 ele já tem, e também passou do lado esquerdo superior para o lado direito superior.

Teoria Lasombra: O que me faz ter certeza de que esta figura é o Lasombra ? Primeiro ele esta usando uma coroa que simplesmente é o símbolo do clã. Outra é que seu corpo é completamente negro, bom poderíamos pensar de que ele poderia ser Haquim (Antediluviano do clã Assamita), porem ele também não tem boca, então fora de cogitação. Esta imagem do Lasombra pode ser resultado de sua disciplina tenebrosidade nível 5, Avatar Tenebroso (Dark Ages V20), que o deixa como um humanoide de sombra (sim é diferente da nível 5, Corpo de Sombra). Quer mais? Na Imagem 3 você pode enxergar claramente que Caim e os outros membros estão em uma espécie de poça, a inicio eu imaginei que era sangue, mais não, é um poço de sombra, já que Caim nem os outros personagens estão manchados ou sujos de sangue, significando que o Lasombra esta trazendo todos os membros da imagens do Abismo, com sua disciplina Tenebrosidade nível 6 (Travessia Sombria) ou mais, sua disciplina nível 9 (Entrar no Abismo), SIMMMMMM meus amigos, Lasombra é o responsável por levar os membros da imagem direto que para o que parece ser uma batalha, através do Abismo.





Homem da Lança (logo abaixo de Caim): Esse aqui vai dar o que falar, muito bem, vamos partir do principio dos comentários de Rich, ele disse que este personagem poderia provavelmente ser “Haquim (Antediluviano Assamita)”, porem entre as três imagens este é o que mais se diferencia. Vamos por partes para entender definitivamente qual Antediluviano é este homem, na Imagem 1 nos vemos que ele é simplesmente um homem careca de pele aparentemente enegrecida com sua lança, Rich também citou Set (Antediluviano dos Setitas) como uma possibilidade em um dos membros apresentados, e desde a Imagem 1 eu já duvidei que ele pudesse ser Haquim, principalmente devido a este personagem ser careca, logo visando que muitos Setitas são representados por personagens carecas e também é característico de Faraós e Deuses egípcios, porem a pele enegrecida ainda me manteve uma duvida.

Agora passando para a Imagem 2, a sua vestimenta muda drasticamente e outros detalhes são adicionados. Nós podemos ver que agora o manto que cobre sua cabeça ganhou uma espécie de tiara que na ponta tem um animal, que parece um pássaro ou um ganso, outro detalhe foi este objeto de de madeira que foi adicionado ao seu queixo, a imagem fica mais claro na Imagem 3 onde esta colorido, por que uma mudança drástica ? simples, agora mais uma vez ele reforça a minha crença de que este homem é Set, pois este tipo de manto na cabeça representa o que muitos Deuses egípcio são, homens com cabeças de animas (bestas tifônicas), e esse detalhe no queixo é o mesmo que muitos Faraós também usam. Agora mais do que nunca eu acredito que este homem não é Haquim.

E para dar um cheque-mate nesta historia, nós temos o mesmo personagem na Imagem 3, sim ele perdeu o manto com tiara de animal, porem manteve a característica do queixo.O que mais me chamou a atenção nesta imagem foi a cor de sua pele, se ele fosse Haquim sua pele teria a cor de ébano, sendo que os Assamitas tendem a ficar com a pele mais enegrecida conforme sua idade e força, e mais diferente de uma cor natural de pele, ela esta esverdeada, basta você comparar as tonalidades das cores de peles entre os membros na Imagem 3, você vera que sua cor não é negra e nem natural como a de Caim, ou seja, este homem é Set.

Teoria Set: Muito bem, talvez eu não tenha convencido exatamente que ele é Set, pois bem, é visto na matéria que Rich mencionou talvez uma aparição de Set como besta tifônica (Serpentis 6), mais não meus amigos é mais do que isso, nós provavelmente estamos vendo na Imagem 2 a presença do poder Serpentis 7 (Imagem Divina), este poder faz com que o Setita reflita uma imagem de um Deus egípcio, e ele pode pagar ela diversas vezes para refletir outras imagens de outros Deuses, quantas imagens Set não teria em ?

Agora você me pergunta, mais que Deus ele esta representando na Imagem 2? Ele esta representando um Deus chamado Geb, vou deixar aqui as características desse Deus:
Geb , é o deus egípcio da terra. Era também um dos Ennead. Pai de Osiris, Ísis, Seth e Néftis e marido de Nut. Suas cores eram o verde (vida) e o preto (lama fértil do Nilo). É sempre representado com um ganso sobre a cabeça, nas pinturas.
Veja o item no queixo, as marcas nos olhos, a pele esverdeada (alias com o que parece ser escamas também), o manto que cobre sua cabeça, o ganso que representa a tiara e até mesmo o bastão que pode representar a lança.

Fui longe demais ??? Bom tire suas próprias conclusões !!






Mulher com coroa de pétalas de rosas (A direta de Caim): Essa personagem existem algumas controvérsias apresentadas pelo próprio Rich, na Imagem 1 e 3 nós vemos ela com um rosto que bonito e que não apresenta sinais de monstruosidade como os outros. Porem na Imagem 2 ela apresenta sim os sinais de monstruosidade, e que da a entender que é uma personagem completamente diferente da Imagem 1 e 3.

O padrão desta imagem funcionou da seguinte maneira, a Imagem 1 está correta, na Imagem 2 ela foi anulada pois no fim Rich queria que ela representasse um certo tipo de delicadeza e beleza no resultado final, e finalmente na Imagem 3 ela voltou a se parecer com a Imagem 1. Pela beleza e pelos detalhes da rosa, eu vou entender que ela é Arikel a Antediluviano do clã Toreador, principalmente pelo fator das pétalas de rosas que são o símbolo do clã Toreador.

Lilith
Teoria Arikel: Não a muito o que se discutir em relação a esta imagem, apenas um fator sobre Arikel, quando bati o olho na imagem completa a primeira vista eu imaginei de coração que ela era Lilith, por que? As pétalas de rosa podem até representar o clã, mais como vocês podem ver na imagem ao lado, Lilith também tinha algo parecido, os cabelos que também são longos e negros,além da imagem dar a entender que ela também não esta usando nenhum tipo de vestimenta na parte de cima.

Mais como Rich já deixou explicito que são Antediluvianos, o que da para relacionar é que Arikel pela foto que é apresentada na Imagem 3 ela tem um semblante puramente mortal, isso significa que ela tem altos níveis de Humanidade, mesmo sendo uma Antediluviana, nove ou dez pontos quem sabe. E sua fisionomia ser parecida com a de Lilith pode nos dar a entender que ela tem alguma relação maior com a Mãe Negra, mesmo que não pessoalmente, talvez ela seja uma seguidora dos seus ensinamentos, ou apenas herdou parte de sua beleza.





Pessoa a esquerda de Caim: Na Imagem 1 nos podemos ver que este personagem esta sendo representado por apenas um braço, que indiscutivelmente é deste mesmo Antediluviano, já na Imagem 2, ele aparece por completo um ser horrendo e com vestimentas diferenciadas, na Imagem 3 ele esta coberto por panos, mesmo sua boca, porém a sua figura acabou parecendo mais feminina do que masculina.

Eu definitivamente não cheguei a nenhuma conclusão sobre este personagem, algumas idéias me passaram pela cabeça mas nada concreta, uma delas foi de que ela/ele poderia ser Nosferatu devido a sua monstruosidade, Malkavian ou Ravnos, porem não considero muito as duas primeiras opções, logo eu peço a ajuda de vocês, tentem me dizer qual esse personagem representa, porém vou dar o meu chute aqui.


Teoria Ravnos: Não a muito que indique de que este é Ravnos, mais sua vestimenta final, onde ele leva estes turbantes, o que me lembrou muito visuais dados a ciganos. Eu também achei esta imagem representativa do Ravnos na internet (representando o seu despertar em 1999, semana do pesadelo), mesmo que seja uma imagem não-oficial, ela querendo ou não acaba tendo uma certa semelhança, mais uma vez, este é apenas meu palpite.









Mão abaixo da Lua: POIS É, sim, isto é uma mão gigante, de olhada rápida imaginei que fossem dunas e que eles estavam lutando em um possível deserto, mais não, é uma mão !!!

Na Imagem 2, convenhamos, é impossível notar que era uma mão, eu mesmo só fui reparar após ler os comentários de Rich, ele ainda deixou em aberto isto também, sem dar dica alguma de que esta pode ser a mão de um dos Antediluvianos metamorfos.

Teoria Mão gigante: Bom, vamos pensar, os metamorfos são: Ravnos, Tzimisce e Gangrel, claro que outros também poderiam acabar ficando assim, mais Rich disse que são um dos metamorfos. Eu já descartei Ravnos, na minha concepção na teoria acima. Então sobre todo o conhecimento que levo sobre o clã Gangrel, ele seria o mais plausível sim, já que ele poderia estar sob a forma de sua disciplina metamorfose nível 8 (forma mítica) onde ele escolheu ser um gigante, porém eu não estou comprando esta ideia, já que o Antediluviano do clã Gangrel é uma mulher, e esta mão não esta me parecendo a de uma mulher, outra que eu acho que eles não iriam representar Ennoia como uma gigante. Então nos resta Tzmisce, lembrando que ele pode manipular os seus osso e sua carne podendo ganhar 30 cm de altura ou diminuir, o que impede de um Antediluviano levar esse limite a estratosfera? Quase nada, sendo que a vicissitude nível 9 do manual do Dark Ages V20, ele pode se transformar em um dragão, o que tem uma massa corporal semelhante ou maior a de um gigante.





Cobra ??: Pois bem pessoas, Rich deixou claro que este ser rastejante que pode ser notado nas três imagens da mesma maneira, é também um Antediluviano, ele é citado como um verme de bobinas com símbolos mágicos em sua pele e também de criatura sem fim de três olhos, e ele relacionou sabe a quem ?? Tremere.

Rich citou que Tremere por fim se transformou nesta criatura, e sim ele não deixou muito espaço para duvidas. É claro que vocês podem estar relacionando também para Set, porem como foi dito não a espaço para muitas duvidas, então vamos seguir nosso pensamento em Tremere.

Corpo do Tremere refletindo sua luta interior,
se transformando em um Verme Branco.
Teoria Tremere: Analisando o fato deste membro ser Tremere, devemos considerar que esta imagem se passa a partir do ano 1133 d.c, já que esta foi a época em que ele abraçou Saulot, se tornando um Antediluviano, e sim meus amigos este é claramente Tremere, pois é notado que quando Tremere diablerizou Saulot seu corpo estava infectado pela Vicissitude e sofreu uma transformação, o que acabou resultando em um verme branco (sim é oficial), o que refletia a luta milenar entre a alma de Saulot e Tremere, bizarro não ?? e isso realmente aconteceu, é dito também que seu corpo passou por diversas transformações até 1989, sendo que Tremere veio a perder o controle de seu corpo para Saulot, em 1998, se refugiando no corpo de Etrius. Bom se este é Tremere então Caim se levantou em algum momento apos 1133 para lutar ao lado destes Antediluvianos na imagem. Porem não a nenhum registro do despertar destes Antediluvianos nesta época, muito menos de fatos ou pistas de que Caim retornou.



Teoria Final

Bom gente após apresentar essas opiniões eu gostaria de pedir para você jogador e mestre que gostou desta matéria e quer deixar sua opinião em relação a esta imagem, comente e compartilhe, quem sabe nos não chegamos a um veredito final sobre o que Caim e estes Antediluvianos estão fazendo na imagem, levando em conta que esta imagem representa uma época a frente de 1133.

Muito obrigado por ler ate aqui !!!

Soul.  :)








Um comentário:

  1. Bacana a interpretação do retrato! Não sabia dessa arte! Meu palpite sobre, é algo relacionado aos Sangue ralo, por causa da Lua. So uma correção no seu texto, seria *a.c ANTES de Cristo?!

    ResponderExcluir