quinta-feira, 8 de outubro de 2015

O papel do Mestre em um mesa


Você já se perguntou qual o papel de um Mestre em uma mesa de RPG? Aposto que quando leu essa pergunta deve ter pensado na resposta mais óbvia: Ele é um contador de histórias.





Outros devem ter pensado que o mestre é o lazarento que sempre quer matar ele, outros devem ter pensado que o Mestre é aquele que quer sempre que tudo dê errado, entre diversas outras respostas, porém com essa matéria venho explicar coisas simples, que pra quem não é Mestre podem fazer completamente a diferença, então vamos lá.

Primeira coisa que você precisa saber: Nós Mestre não somos apenas contadores de histórias, somos os Deuses dos nossos mundos, visto que tudo que acontece no jogo veio da nossa mente e da nossa capacidade criativa.

Segunda coisa que você precisa saber: Nós mestres não criamos situações com intúito de matar nenhum personagem, não criamos nenhuma situação com o intúito de destruir suas histórias, não gastamos nosso tempo criando histórias apenas para tentar provar que seus personagens são fracos/incapazes, criamos histórias para tentar descobrir os limites dos seus personagens, criamos obstáculos para em um futuro você poder olhar pro seu personagem e poder dizer que conquistou tudo o que tem por mérito prórprio, criamos histórias com o propósito de levar diversão e desafios a vocês, porque essa é a mais simples finalidade do RPG.

Terceira coisa que você precisa saber: Ser Mestre necessita de muita disciplina, muito cuidado e acima de tudo muito poder criativo, visto que nenhuma pessoa joga com inimigos e geralmente uma mesa é composta de amigos. Nós Mestres temos que ter cuidado na hora de criar nossas histórias sem preferencialismo, visto que todos os jogadores de uma mesa tem a mesma prioridade. Temos que ter disciplina pra não colocar a amizade dentro do jogo, visto que os personagens não são de fato os jogadores, e suas relações devem sim se manter durante o jogo, mas com uma certa frieza lógica.

Quarta coisa que você precisa saber: NÓS ODIAMOS quando vocês jogadores ficam no celular enquanto estamos narrando nossas histórias que tiramos tanto do nosso tempo e criatividade pensando em proporcionar diversão a vocês.

Quinta coisa que você precisa saber: Quando vocês tomam decisões explosivas, estúpidas ou qualquer adjetivo que vocês queiram usar para explicar ações que nos exija uma atitude mais severa nossa, não nos julgue, o tratamento tem que ser sempre igual a todos os jogadores, então pense, repense e pense mais uma vez antes de tomá-las para depois não sair ao mundo dizendo que somos injustos por lidar com suas inconsequências de um jeito mais duro.

Sexta coisa que você precisa saber: Você mestre tem sempre que saber a limitação da sua mesa e respeitá-la, visto que seu grupo teoricamente está em sua mão, e voltamos a falar de imparcialidade sem sacanagem e respeito com aqueles que estão em sua mesa.

Sétima coisa que você precisa saber: Ser Mestre demanda de uma capacidade criativa muito grande e disponibilidade de tempo muito grande, tanto para estudar sobre o que você se propôs a narrar, como pra criar suas histórias, ou seja, caso não tenha essas características, não tente se arriscar com jogadores exigentes de mais, você apenas perderá seu tempo com pessoas que nunca ficaram satisfeitas com suas histórias.

Oitava e última coisa que você MESTRE precisa saber: JAMAIS, humilhe seus personagens. JAMAIS faço pouco das ações de seus jogadores. JAMAIS demonstre, por mais que esteja entediado com ação de um jogador esse ponto de vista, ele tem em você o líder do jogo, respeite-o então.

Então galera, essas são alguns dos meus pontos de vista sobre o que eu considero ser um Mestre. Espero que isso possa ajudar a compor as meses de vocês.


Sr. Brum

2 comentários:

  1. Belo post.

    Disse tudo! Muitas vezes vejo meus jogadores irritados por eu colocar obstáculos em seus planos, mas é complicado explicar isso para eles.

    Mandou bem, Sr. Brum

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  2. Primeira coisa que eu acho que você deveria dizer a seus jogadores é que RPG não é conto de fadas, esse departamento é de Disney, kkkkkkkk. Zueeira, explica pra eles que o poder que vem fácil, as coisas que não tem desafios entediam fácil e que possivelmente logo eles enjoaram do jogo se tudo for muito fácil, tem que ter adrenalina, tem que rolar um medo de tentar fazer alguma coisa que eles podem perder mais do ganhar. Agradeço o elogio.

    Sr. Brum

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