Você já se perguntou qual o papel
de um Mestre em uma mesa de RPG? Aposto que quando leu essa pergunta deve ter
pensado na resposta mais óbvia: Ele é um contador de histórias.
Outros devem ter pensado que o
mestre é o lazarento que sempre quer matar ele, outros devem ter pensado que o
Mestre é aquele que quer sempre que tudo dê errado, entre diversas outras
respostas, porém com essa matéria venho explicar coisas simples, que pra quem
não é Mestre podem fazer completamente a diferença, então vamos lá.
Primeira coisa que você precisa
saber: Nós Mestre não somos apenas contadores de histórias, somos os Deuses dos
nossos mundos, visto que tudo que acontece no jogo veio da nossa mente e da
nossa capacidade criativa.
Segunda coisa que você precisa
saber: Nós mestres não criamos situações com intúito de matar nenhum
personagem, não criamos nenhuma situação com o intúito de destruir suas
histórias, não gastamos nosso tempo criando histórias apenas para tentar provar
que seus personagens são fracos/incapazes, criamos histórias para tentar
descobrir os limites dos seus personagens, criamos obstáculos para em um futuro
você poder olhar pro seu personagem e poder dizer que conquistou tudo o que tem
por mérito prórprio, criamos histórias com o propósito de levar diversão e
desafios a vocês, porque essa é a mais simples finalidade do RPG.
Terceira coisa que você precisa
saber: Ser Mestre necessita de muita disciplina, muito cuidado e acima de tudo
muito poder criativo, visto que nenhuma pessoa joga com inimigos e geralmente
uma mesa é composta de amigos. Nós Mestres temos que ter cuidado na hora de
criar nossas histórias sem preferencialismo, visto que todos os jogadores de
uma mesa tem a mesma prioridade. Temos que ter disciplina pra não colocar a
amizade dentro do jogo, visto que os personagens não são de fato os jogadores,
e suas relações devem sim se manter durante o jogo, mas com uma certa frieza
lógica.
Quarta coisa que você precisa
saber: NÓS ODIAMOS quando vocês jogadores ficam no celular enquanto estamos
narrando nossas histórias que tiramos tanto do nosso tempo e criatividade
pensando em proporcionar diversão a vocês.
Quinta coisa que você precisa
saber: Quando vocês tomam decisões explosivas, estúpidas ou qualquer adjetivo
que vocês queiram usar para explicar ações que nos exija uma atitude mais
severa nossa, não nos julgue, o tratamento tem que ser sempre igual a todos os
jogadores, então pense, repense e pense mais uma vez antes de tomá-las para
depois não sair ao mundo dizendo que somos injustos por lidar com suas
inconsequências de um jeito mais duro.
Sexta coisa que você precisa
saber: Você mestre tem sempre que saber a limitação da sua mesa e respeitá-la,
visto que seu grupo teoricamente está em sua mão, e voltamos a falar de
imparcialidade sem sacanagem e respeito com aqueles que estão em sua mesa.
Sétima coisa que você precisa
saber: Ser Mestre demanda de uma capacidade criativa muito grande e
disponibilidade de tempo muito grande, tanto para estudar sobre o que você se
propôs a narrar, como pra criar suas histórias, ou seja, caso não tenha essas
características, não tente se arriscar com jogadores exigentes de mais, você
apenas perderá seu tempo com pessoas que nunca ficaram satisfeitas com suas
histórias.
Oitava e última coisa que você
MESTRE precisa saber: JAMAIS, humilhe seus personagens. JAMAIS faço pouco das
ações de seus jogadores. JAMAIS demonstre, por mais que esteja entediado com
ação de um jogador esse ponto de vista, ele tem em você o líder do jogo,
respeite-o então.
Então galera, essas são alguns
dos meus pontos de vista sobre o que eu considero ser um Mestre. Espero que
isso possa ajudar a compor as meses de vocês.
Sr. Brum
Belo post.
ResponderExcluirDisse tudo! Muitas vezes vejo meus jogadores irritados por eu colocar obstáculos em seus planos, mas é complicado explicar isso para eles.
Mandou bem, Sr. Brum
Primeira coisa que eu acho que você deveria dizer a seus jogadores é que RPG não é conto de fadas, esse departamento é de Disney, kkkkkkkk. Zueeira, explica pra eles que o poder que vem fácil, as coisas que não tem desafios entediam fácil e que possivelmente logo eles enjoaram do jogo se tudo for muito fácil, tem que ter adrenalina, tem que rolar um medo de tentar fazer alguma coisa que eles podem perder mais do ganhar. Agradeço o elogio.
ResponderExcluirSr. Brum