quarta-feira, 6 de abril de 2016

As Sementes do Conhecimento


Você já ouviu falar nas Sementes do Conhecimento da cultura Cigana no Mundo das Trevas ? Que tal conhecer está historia e descobrir o quão proveitosa ela pode ser para uma boa crônica.

Fonte: Mundo das Trevas - Ciganos

Quando Daaenna fugiu da Cidade de Marfim carregou consigo as Sementes da Arvore do Conhecimento. Assim, Daenna foi a primeira Guardiã das Sementes do Conhecimento. Estas [cincos Sementes contêm o legado da primeira Árvore do Conhecimento. Junto com o Sangue, Daenna transmitiu a seus filhos a tarefa de serem para sempre os Guardiões das Sementes.

Embora pouca além de rumores e mitos restem dos ensinamentos de Daenna, as especulações sobre os poderes das cinco Sementes estão sempre presentes. De acordo com as lendas, cada Semente representa uma forma distinta de conhecimento; os Guardiões daquela Semente têm acesso a tremendo poder e compreensão melhorada do mundo. Claro, um ROM que é escolhido Guardião de mais de uma Semente guarda tremendo poder e conhecimento, talvez incomparável a qualquer um exceto os magos mais instruídos e poderosos. Se diz que se um gaja entra em contato com uma das Sementes, seu sangue se tornara muito fraco, indigno do poder de Semente, e que a Semente irá corromper completamente o gaje fraco e limitado.

A pouca informação relativa as cinco Sementes que é considerada válida pelos mais sábios dos Rom é descrita abaixo, mais tenha em mente que tal informação é, na melhor das hipóteses, uma combinação de lenda e especulação educada.

Kooseren, a Semente do Despertar Terrestre

Se diz que essa semente guarda o simples conhecimento da verdade. Todas mentiras e boatos, da menor auto decepção as conspirações mais intrincadas do Inconnu, são tão efêmeras quanto uma sopa que borbulha quando frente a um Rom que tem essa Semente. Mas conhecimento tão profundo da verdade é um ônus terrível de se carregar. O mundo, em toda sua feiura e gloria crua, está despido ante alguém cujos olhos fora forçosamente aberto.

Para alguém que não seja do Sangue, este conhecimento quase certamente distorceria e rasgaria seu caminho a alma. Se diz que um gaje frente a temerosa rigidez desta verdade definitiva será engolfado por mentiras e fantasias, acreditando que os outros soa mais ricos, mais belos, e mais seguros do que eles realmente são. Os gaje serão sobrepujados pela crença de que os outros tem o verdadeiro conhecimento, enquanto ele só conhece mentiras. Acreditando nisso, o gaje recusara ver qualquer uma das verdades que subjugam sua mente e alma.

Jalomasin, a Semente das Estrelas

O olho da mente do Guardião desta semente é tão aberto que se compara ao céu, pois Jalomasin concede a habilidade de compreender grandes quantidades de conhecimento sem esquecimento ou confusão. Como o céu sempre tem espaço para mais uma estrela, a mente do Guardião sempre pode guardar mais um pouco de conhecimento.

Mas tal conhecimento ira sobrepujar qualquer um que não seja do Sangue, fazendo com que o gaje se torne excessivamente voraz em todas as coisas. O gaje será incapaz de abandonar qualquer empreendimento que comece, até que forçado por outro em trono dele ou por seu próprio colapso físico devido à exaustão.

Ruzlekin, a Semente das Lagrimas de Fogo

Nenhuma injustiça, pequena ou grande pode escapar da percepção do Guardião desta Semente. Ruzlekin é a Semente da fúria justa, e a fúria do Guardião é realmente temerosa. Alguns dos Phuri Dae dizem que Daenna deu esta semente para seu irmão, Sarrath, que então passou muitos anos caçando e destruindo aqueles que causam mal a Gaia, a Terra.

Esta semente causara muita destruição nas mãos de um gaje, enquanto a fúria se torna muito poderosa para que suporte. Em pouco tempo o gaje perceberia justiça como qualquer coisa que fosse melhor para si, e se tornaria um assassino furioso a qualquer um que obstruísse suas metas.

Eiavelan, a Semente das Águas Brilhantes

Eiavelan traz o conhecimento verdadeiro de si. Um Rom que carregue esta Semente terá a certeza de conhecer suas verdadeiras habilidades e naturezas. Os limites impostos por forças exteriores e as falas expectativas que levam a falha caem todas por terra aos olhos do Guardião, permitindo que ele aceite seu verdadeiro eu. Uma vez que tenha feito isso, o Guardião pode agir com a confiança trazida pela aceitação completa de si.

O reflexo de Eiavelan trará apenas orgulho falso para qualquer gaje que toque esta Semente, enquanto o gaje verá apenas falsas imagens de si que desejaria ver. Em pouco tempo, o gaje será engolido por seu próprio ego e orgulho, vindo a acreditar que todos os outros não são nada quando comparados a suas habilidades e pericias divinas.

Bonnerin, a Semente da Balança Equilibrada

Esta Semente concede ao Guardião conhecimento do valor intrínseco de todas as coisas. Este conhecimento não tem nada a ver com quais são as tendências atuais. Ao invés disso, o Guardião instintivamente compreende o que cada coisa vale para sua personalidade. Ele nunca pode ser enganado por outros ou sequer por si mesmo em acreditar que uma coisa vale por que os outros o queiram, ou lhe falta valor por que é desprezada.
Claro, um gaje que possua esta Semente seria seguramente pego num frenesi de ganancia, acreditando que as coisas têm valor e assim pertence a ele. Consumido pela necessidade de posse, o gaje em breve perderia interesse nas pessoas completamente se interessando apenas com o valor de seus muitos “prêmios”.

Guardiões do Conhecimento

Se diz que quando passou as Sementes para sua bisneta Evania, Daenna falou de ver um tempo quando os Guardiões saberiam como as Sementes seriam usadas. Muitos Rom acreditam que o tempo para seu uso está para chegar, na vindoura Convergência, quando se diz que as cinco Sementes irão se abrir e crescer juntas para formar uma arvore que une o corpo e o espirito, que foram falsamente dívidas há muitas eras. O atual Guardião (Guardiões?) das Sementes é desconhecido, embora muitas vezes se assume que cada Semente é mantida por um membro das famílias de poder proeminentes.

Se diz que as Sementes do Conhecimento sejam redondas e marrom escura, com veios prateados cobrindo ambos os lados na forma de estrela de cinco pontas. Os Ciganos acreditam que estes pentagramas representam os cinco elementos: terra, ar, fogo, agua e espirito. Se diz então que cada Semente corresponde a um destes elementos. Como os egípcios que construíram as Grandes Pirâmides sabia, existe poder nestas construções de cinco pontas: quatro elementos culminando em outro, incluindo e sendo maior que cada parte individual.

Dependendo de qual Romani mentiroso, ou sábio, conte a história, existem dos ramos de opinião de como os elementos são representados pelas famílias de poder restante. A primeira teoria diz que os representantes Romani dos cincos elementos já estão presentes e considerados pelas famílias conhecidas como Ravnos, Lupinos, Urmen, Phuri Dae e Tsurara. Esta teoria é mantida por todos dos Asassinos que se preocupam, e por outros espalhados pelo resto das famílias. De acordo com esta teoria, ou os Tsurara ou os Phuri Dae guardam o trunfo, e são ápice de tudo que é Romani. Os Assassinos sustentam que eles são os Rom, afiados a uma extremidade cortante, que geralmente sustentam que os Phuri Dae serão aqueles que testemunharão o florescer da Arvore do Conhecimento na Convergência. Rumores obscuros abundam que os Tsurara estão tentando sistematicamente caçar e abater os atuais Guardiões das Sementes até que os Assassinos possuam todas as Sementes e sejam os Rom que controlem o destino do mundo (como eles o veem) na Convergência.

Tais Ciganos acreditam que um tipo de combinação de Roma destas quatro tribos, talvez incluindo uma ou duas outras famílias de poder dispersa também, se unirão e desempenharão o papel chave para os Romani a época da Convergência. Por isso, muitos Rom, os mais jovens em particular, são encorajados pelos anciões a fazerem “uma viagem”, para testar isso. Tais viagens envolvem membros jovens Rom se provam valiosos que estes grupos temporários irão curar as fraturas de suspeita e ódio que começaram a envenenar até mesmo o Sangue dos Rom e cortar sua ora frágil unidade.

Os debates se enfurecem sobre fogos abertos e nas salas dos fundos de clubes e bares sobre qual a teoria está mais próxima da verdade, ou se existira outra resposta para a questão. Mas como com muitas coisas esotéricas ou remotas no mundo dos Rom, grupos de ambos os lados discutem mais por causa da disputa de inteligência do que por chegar a qualquer conclusão. Os ciganos sentem que quando a Convergência chega, eles saberão o que faze e onde para pegas os lugares da frente.

Os Outros e as Sementes

Muitos desejam saber como os ciganos conseguiram as Sementes ocultam e em segredo de quase todo mundo. Pareceria que durante os muitos séculos alguns forasteiros ouviram das Sementes. Mais provavelmente são aqueles que não tem Sangue Romani que sabem das Sementes da Árvore do Conhecimento. Afinal o vampiro Amriat destruiu Dracian e seu desejo de tomar a Árvore do Conhecimento e seu fruto para si. É completamente possível que Amriat tenha percebido que as Sementes da Árvore ainda existam.

Se existem outros, vampiros ou magos particularmente poderosos, que sabem das Sementes, uma questão imediata vem a mente: como os ciganos sobreviveram? Eles são um povo inventivo que sobreviveu a severas perseguições, mas ainda parece improvável que eles possam evitar criaturas tão poderosas para sempre.

A resposta a esta questão é desconhecida. Contudo, muitas vezes se especula que o grupo de vampiros conhecido como Inconnu reconhece o papel dos ciganos como Guardiões das Sementes por direito, e acreditam que quando o tem certo chegar, as Sementes serão usadas para a vantagem do Inconnu. Ou talvez o Inconnu simplesmente sinta que eles serão capazes de controlar a situação quando o tempo vier, usando seu conhecimento dos ciganos em algum ponto crucial para manipular seu papel na vindoura Gehhena. Existe bastante especulação de que certos magos poderosos também desejam manter as Sementes nas mãos dos Rom até algum tempo futuro não especificado, embora não se conheça o porquê disso.

Existe ainda outra teoria sobre o porquê ninguém ter tomado o controle das Sementes dos ciganos. Se pensa que ninguém exceto um verdadeiro Rom consegue manter uma Semente sem parecer. Se os magos ouviram esta teoria, pode bem explicar por que eles não fizeram nada para obtê-las, ou não tiveram sucesso em quaisquer tentativas de rapta-las. O laço de Sangue e espirito que os ciganos têm com as Sementes pode servir como sua proteção. Um rumor similar diz que as Sementes devem sempre ser mantidas próximo aos batimentos do coração de um cigano, como Daenna as mantinha próximas ao seu coração, senão viram poeira, perdidas para sempre.


Qualquer que seja a verdade nessa questão, os ciganos têm a muito mantido as Sementes em sua posse e cumpriram uma de suas maiores responsabilidades como raça.

Soul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário