quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Mago a Ascensão - Merlin e Morgana


Merlin

Lendas afirmam que Myrrdin, ou Merlin, como é conhecido no mundo moderno, nasceu como filho de uma mulher mortal e um espírito ou diabo. Os Verbena afirmam que o pai de Merlin era um dos lendários Wyck e os poderes tão extraordinários de Merlin são um resultado do sangue dos Primeiros correndo forte em suas veias.

Merlin era extraordinariamente talentoso, capaz de prever o futuro até mesmo quando criança. Os Verbena afirmam que ele foi treinado e iniciado nos Antigos Costumes por um dos Aeduna sobreviventes e que realizou muitas das grandes proezas mágicas que são atribuídas a ele (mas não a construção do Stonehenge, a qual é atribuída pelos Verbena aos próprios Wyck). Talvez o maior feito de Merlin tenha sido preparar o nascimento de Arthur, o jovem chefe rei que serviu como líder para unir os povos pagãos e cristãos da Bretanha sob um único governo. Merlin educou Arthur e defendeu seu sonho de Camelot, servindo como conselheiro. Infelizmente, o sonho de Camelot falhou, traído por amor e preso em seus próprios ideais. Mesmo antes de Arthur morrer nas mãos de seu filho Mordred, Merlin deixou o mundo para trás. As lendas dizem que ele foi selado em uma árvore ou pedra por sua estudante e amante Nimue, embora hajam dúvidas se ela fez isso por traição ou a pedido de Merlin. Alguns Verbena afirmam que Merlin previu o fim de Camelot e, não podendo impedir, escolheu dormir pelas eras até a hora do retorno de Arthur, para que ele possa mais uma vez aconselhar e auxiliar seu protégé.

Merlin. Ele foi o mais proeminente mago de sua época, pois seu pai foi um dos lendários Wyck, equiparando-o aos maiores Aeduna do antigo mundo. Talvez os Wyck trouxeram-no à luz como uma tentativa de trazer de volta a esperança ao mundo há muito necessitado dela. Nós gostamos de pensar assim. Merlin imaginou uma Bretanha forte e com um reinado justo, fundado sobre os Antigos Costumes, porém aberto às novas ideias trazidas pelos seguidores do Cristo Branco. Seria um reino para rivalizar com a glória de Roma e para unir o mundo sob uma nova civilização. Perseguindo esta ideia, Merlin viajou muito procurando pelos grandes professores e mestres da Bretanha e até mesmo para terras longínquas, viajando pelos caminhos dos Wyck. Ele impressionou seus professores e mentores com seus dons. Merlin aprendeu de muitos, não apenas dos druidas e anciões da Antiga Fé, mas também dos magos Herméticos que fugiram para a Bretanha após a queda de Roma, das Vozes Messiânicas pregando a palavra de Deus e também de outras Irmandades Místicas. É por esse motivo que algumas Tradições declaram Merlin como sendo um dos seus, pois seu sangue era o sangue dos Wyck, o sangue dos Sábios.

O sonho de Merlin tomou forma em uma criança chamada Arthur, filho de Uther. Arthur era uma
criança de dois mundos, cristão e pagão, que Merlin esperava que um dia pudesse comandar sabiamente a ambos. Merlin ensinou e guiou Arthur para que, um dia, ele reclamasse o título de Pendragon (Chefe Dragão ou Alto Rei) e deu a seu pupilo as habilidades e conselhos de que ele necessitaria para manter seu trono. Ele inclusive forjou uma aliança com as fadas que concederam a Arthur sua lendária espada Caliburnus ou Excalibur. Por um tempo, o sonho de Camelot foi um sucesso. Arthur se tornou o rei dos pagãos e dos cristãos na Bretanha. Embora sendo cristão, Arthur se considerava paladino de ambos os povos e deu-lhes o direito de reverenciarem a quem desejassem. Os druidas e sacerdotisas da terra remanescentes passaram a ter a esperança de reconstruir o que foi destruído, a passar adiante seus ensinamentos e de praticar suas tradições abertamente novamente. Camelot tornou-se um símbolo de justiça e de grandiosidade por toda a Bretanha e boa parte do mundo. Mas este não era seu destino. O reino de Arthur não durou mais que uma geração e seu rei não teve tempo de passar para seu filho o que havia construído. O sonho de Camelot foi destruído pela devoção de Arthur às leis que jurou sustentar e pelo ódio de seu próprio filho, que culminou nos campos de Camlan, com Mordred morto pelas mãos de seu pai e Arthur mortalmente ferido. A morte de Pendragon marcou o fim da mítica era dos Antigos Costumes e o começo de uma longa queda em direção às trevas.

Merlin e Morgana Le Fey Dois dos mais famosos Aeduna da história estavam ligados ao destino de Arthur e Camelot e eles sofreram por isso no fim das contas. Merlin era dito ser o filho de um dos Wyck e de uma princesa celta (uma freira cristã, alguns dizem). Ele era o descendente de uma poderosa linhagem, com força para rivalizar contra os mais lendários Aeduna. Ainda criança, Merlin era reconhecido por seu talento em profecias. Quando o Rei Vortigern exigiu o sangue de um garoto sem pai para fortalecer o cimento e as fundações de seu novo castelo, Merlin foi levado a ele. Ele profetizou uma batalha entre dois dragões: um branco e outro vermelho, representando o futuro da Bretanha. Ele se tornou conselheiro dos reis Britânicos, incluindo Uther Pendragon, pai de Arthur. Merlin providenciou (ou talvez previu) o nascimento de Arthur e fez com que este fosse criado e treinado para ser o futuro rei. Após Arthur reclamar o trono, Merlin o serviu como seu conselheiro. Arthur e Camelot foram arruinados pela traição de sua rainha e seu melhor amigo. Merlin também foi destruído, mas pelo amor da bela Nimue, da Dama do Lago.

Ela se tornou sua amante e aprendiz e depois aprisionou magicamente Merlin dentro de uma pedra ou árvore (histórias diferem quanto a esse aspecto). Embora alguns pensem que Nimue enganou e traiu Merlin, muitos Verbena veem seus atos como sendo nobres e sugerem que talvez seu mestre tenha pedido a ela para que o afastasse do mundo, sabendo do que estava para acontecer. Eles acreditam que Merlin ainda esteja esperando, talvez nas profundezas da Umbra, para o momento certo de retornar, embora a Tempestade de Avatares tenha complicado isso.


Morgana

O outro grande mago de Camelot foi Morgana Le Fey, uma verdadeira seguidora da Antiga Fé e dos Deuses Antigos. Ela era a meia irmã de Arthur, filha de Igraine, e, segundo alguns, uma Senhora das Fadas (de onde deriva seu nome). Sendo parte de uma nobre linhagem que remete aos Wyck e com o encanto do sangue das fadas correndo por suas veias, Morgana tornou-se uma feiticeira formidável. Ela tinha visões e sonhos proféticos ainda criança e quando já uma jovem mulher dedicou-se aos serviços dos Deuses Antigos como sua sacerdotisa. No entanto, ela é vista como vilã, embora os Verbena declarem que Morgana foi uma verdadeira heroína. Seu flerte com Arthur não foi voluntário, e sim parte de um ritual de fertilidade de um Beltane. Seu filho Mordred supostamente deveria ter incorporado o sentido do grande ritual que aconteceu naquela noite: a mistura do pagão e do cristão, da fada e do mortal, do místico e do mundano, que poderia trazer equilíbrio e paz. Ao invés disto, Mordred foi envenenado contra um pai que não podia reconhecê-lo ou amá-lo e afastado de uma mãe que o amava. Morgana se sentiu traída pela devoção de Arthur aos costumes cristãos e pelos anciões Aeduna que a manipularam. No final, ela acabou por manter o corpo de Arthur fora de Avalon e dizem ter se retirado para o isolamento pelo resto de seus dias.

Fonte: Livro de Tradição - Verbena

Soul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário